quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Tronco de Natal

Não podia deixar de passar o primeiro dia do ano sem registar uma receita.
O fim do ano é sempre uma altura nostálgica, de balanços. Refletimos, analisamos, exploramos melhorias. Não há como evitar todas estas considerações.
Este não foi um ano fácil e também não foi um ano de vitórias. Mas como em tudo, também teve partes boas, as que devemos elevar e partes más que devemos considerar para melhorar as nossas atitudes.
Caíram uns quantos dentes ao Gabe. O André cresceu uns quantos centímetros (muitos, muitos) e está mais alto do que eu.
O Benny engordou uns quantos quilos.
"Reencontrei" a minha irmã.
Recebi, quase no final do ano, umas peças (pratos e travessas) que pertenceram à minha avó que faleceu há mais de 10 anos. Peças inestimáveis.
Cozinhei muito, fotografei mais.
Tornei-me mais paciente, julgo eu.
Tornei-me mais exigente.
Apercebo-me que vou crescendo, em muito à semelhança da minha adorada avó.
Vou comendo cada vez menos carne, estou cada vez mais seletiva na escolha do que como.
Vou deixando de lado coisas supérfluas que nada acrescentam à minha vida.
Fomos a Barcelona no início deste ano, só os dois, e morremos de saudades dos pipocas. Fomos ao Bubó e ficamos maravilhados com a perfeição das sobremesas.
Passamos muitas horas no hospital este ano, com gatsroentrites, testes, infeções respiratórias. Perdemos horas de sossego com o coração apertadinho.
Estivemos juntos, os dois, como sempre, de mão dada, caminhando muitas vezes sobre pedras, magoando pés e alma. Tivemos medo, juntos. Rimos muito, juntos, porque continuas  a ser a pessoa que mais me faz rir.
Os amigos continuam do nosso lado, poucos, os mesmos de há anos para cá. Cultivamos-los com cuidado, carinho, amor como se regássemos uma flor que a amizade é ainda mais deliciada que uma rosa.
E o primeiro dia do Ano chegou com muito sol, a família à mesa (faltavas tu) e uma caminhada depois do almoço. 
Deixo-vos a receita do Tronco de Natal, uma das coisas que mais gosto me deu de fazer e fotografar.
Bom Ano Novo, que os sonhos se concretizem!



Precisamos de:
*Torta:
- 6 ovos
- 50g de água a ferver
- 240g de açúcar
- 170g de farinha

1. Bater ovos com açúcar até dobrarem de volume.
2. Adicionar a água e bater na velocidade máxima.
3. Envolver farinha cuidadosamente.
4. Levar a cozer a 200º cerca de 15m num tabuleiro forrado com papel vegetal.
5. Colocar a torta em cima de um pano húmido polvilhado com açúcar em pó.
6. Rechear com o ganache/mousse e aparar as pontas.
7. Cobrir com o restante ganache.
8. Decorar com raspas de chocolate, bagos de romã e açúcar em pó.


*Ganache:
- 1 pacote de natas 35%
- 150g de chocolate de boa qualidade (usei Pantagruel oferecido pela ACHOC)

1. Levar as natas ai lume e quando fervilhar, adicionar o chocolate e deixar derreter completamente até ficar bem brilhante.
2. Levar 1h ao frigorífico e dividir em duas partes.
3. Bater uma parte com a batedeira até ficar uma espécie de mousse de chocolate (cerca de três minutos).
4. Usar a outra metade do ganache para cobrir a torta.

*Decoração:
- raspas de chocolate
- bagos de romã
- açúcar em pó

6 comentários:

  1. Votos de um feliz ano novo para todos aí em casa!

    ResponderEliminar
  2. Ficou um lindo tronco! Espero que 2015 que traga menos hospitais, mais conquistas e felicidade!

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bonito o teu tronco de Natal.

    Beijinhos,
    Clarinha

    receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com
    Bom Ano 2015

    ResponderEliminar
  4. Que lindo!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Un savi va dir:
    "La riquesa de l'ésser humà es mesura per la quantitat i qualitat dels amics que tingui" Gràcies per fer-me milionària ♥Feliç Any Nou!☆❤❀ [-•‿•ิ]❀

    …......... /)
    ……... ( , )
    ….….|░░░|
    ……..|░░░|☆ (♥)_
    ……..|░░░|☆ (♥)_ Feliç
    …...@|░░░|¸.¤“˜¨♕~ ¨¨Any Nou
    ❤`•.¸¸.•´´¯`•• .¸¸.•´¯`•.•~~~☆“˜¨¨¨***2015**.*♥*.
    ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉
    Elracodeldetall.blogspot.com (^‿^)✿ petons

    ResponderEliminar
  6. que bonito! acho que acima de tudo, a maturidade encontra-se quando sabemos seleccionar o que é bom do que é mau e mesmo assim não nos deixarmos intimidar por isso. e escolhermos as pessoas certas para enfrentar o que a vida nos coloca no caminho. no meio de todos os problemas e doenças, conseguiste encontrar o melhor e transformar o menos bom em algo positivo. não me canso de te dizer o quanto admiro essa tua faceta. :) bom ano e continua assim!*

    ResponderEliminar