terça-feira, 14 de outubro de 2014

Mini tartes frangipane de marmelo

Já aqui assumi que sou uma pessoa que gosta de cozinhar sazonalmente. Gosto de cozinhar o que a terra dá no momento, nem sempre fui assim, confesso, mas se há coisa que a idade nos traz é sabedoria. Em muitas coisas regresso ao tempo dos meus avós e celebro a sua alimentação. Comiam o que a terra dava em cada época, menos carne, pão escuro, e muitos legumes. Voltamos à sopa antes da refeição, comemos o que há na altura e nesta altura, de marmelos faço a tradicional marmelada que vou oferecendo à família e aos amigos, encho frascos com geleia e guardo para oferecer no Natal. Gosto do cheiro a compotas, a pão e a bolo. Digo sempre aos meus filhos que as casas felizes cheiram, invariavelmente, a bolo.
Mas como estava a dizer, esta coisa de cozinhar sazonalmente é algo que me agrada muito. E portanto, em época de marmelos (e têm me dado tantos) para além da geleia e da marmelada, gosto de incluir este fruto, tantas vezes esquecido nas minhas receitas. Já fiz umas migas doces de marmelo, umas madeleines de marmelo e clementina e agora estas mini tartes frnagipane que servi com um gelado da Carte d' Or que é de comer e lamber a taça.
Entretanto a minha casa ainda cheira a marmelada pois hoje, há segunda dose ;)
Experimentem esta receita (a da base das tartes), retirei o original, há uns anos da net mas não apontei o nome, fiz umas alterações.



Precisamos de:
*Massa:
(para 10m mini tartes)
- 125g de margarina fria
- 155g de farinha tipo 65
- 55g de açúcar em pó
- 1 gema

1. Junta farinha e margarina e trabalhar a massa com as pontas dos dedos até ficar em migalhas (na Bimby vel. espiga 2m).
2. Adicionar os restantes ingredientes e, se necessário uma colher de sopa de água, trabalhar a massa até ficar uma bolo (na bimby velocidade espiga, 2m).
3. Enrolar a massa em película e levar ao frigorífico 30m.
4. Estender e forrar pequenas formas de queques (eu usei as da Carte d'Or), picar o fundo, colocar um pouco de papel vegetal e feijões secos (ou os verdadeiros baking beans), levar a cozer 8m a 180º, retirar os feijões e o papel e deixar cozer mais 5m ou até ficarem douradas.
5. Deixar arrefecer.

*Recheio:
- marmelo (que cozi em fatias cerca de 15m em lume brando) 
- 55g de açúcar
- 60g de margarina
- 1 ovo
- 55g de amêndoa ralada
- 1 col. sopa de farinha
- baunilha

1. Bater margarina e açúcar.
2. Adicionar o ovo e a baunilha e bater bem.
3. Envolver a farinha e a amêndoa.
4. Rechear as tartes (reservei algumas nas quais coloquei mirtilos que o  meu filho adora), colocar uma fatia de marmelo partida a meio em cada mini tarte.
5. Levar a cozer cerca de 15m a 180º
6. Servir com uma porção de gelado, por cá o escolhido foi o Carte d' Or vanille pecan.

4 comentários:

  1. Adorei ficaram tao lindas , com gelado até dá agua na boca
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Já algum tempo que não passava por cá, mas estas tuas tartes de marmelo fizeram vrm espreitar a receita.
    Ficaram lindas!
    um beijinho

    ResponderEliminar