segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Souflé de alho francês

Por vezes sou mesmo picuinhas com a comida. Raramente me apetece carne e reaproveitar as sobras parece-me sempre um desafio tão interessante. 
Há coisas que realmente me saciam, mas a carne deixa-me (quase) sempre desconsolada. 
Uma sopa bem servida, com massa, feijão, couve faz-me repetir e desejar o dia seguinte para voltar a comer.
Depois, há a questão da abundância, chegam-me por vezes, ingredientes de época que tenho mesmo de consumir. É o caso do feijão verde que já foi arranjado e congelado, inteiro e em pedacinhos para as sopas e a salada russa. Para escoar o que vou tendo, fiz esparregado de feijão verde e é a minha última experiência, arrebatou o meu coração...
E com os alhos franceses que me ofereceram na semana passada, metade limpei, cortei e congelei para as sopas e aproveitei um pouco para fazer souflé.
Cresceu pouco pois meti num recipiente um pouco grande mas não podia deixar de registar a receita porque ficou muito saboroso.



Precisamos de:
- 125g de alho francês
- um fio de azeite
- 2 ovos
- sal e pimenta q.b.
- 1 col. sopa de cebolinho
- 2 col. sopa de leite
- 2 col. sopa de pão ralado
- 2 fatias de fiambre finas
- 1 fatia de queijo cheddar

1. Lavar e cortar o alho francês em  fatias finas.
2. Refogar o alho francês em azeite por cerca de 3m, tempere com sal e pimenta e deixe arrefecer.
3. Bater as claras em castelo. Reservar.
4. Bater as gemas com o leite e o cebolinho picadinho.
5. Adicionar o alho francÊs, o queijo e o fiambre em pedacinhos e misturar bem.
6. Adicionar as claras, envolvendo-as, intercaladas com o pão ralado.
7. Untar com manteiga o recipiente e polvilhar com pão ralado.
8. Levar a acozer a 180º cerca de 25m.

Já conhecem a Mini Perfect -Mix 9000 da Krups? Versátil, prática, traz ainda o moinho de especiarias e de café e o design é tão giro! Que mais podemos querer do que electrodomésticos bons, práticos e giros?

3 comentários:

  1. Nunca fiz um soufle tenho receio que me saia mal.
    Gosto de alho françês e depois fiambre e queijo também me agradam.
    Ficou com um aspecto delicioso
    Acho que ia gostar
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Gosto tanto de souflés. Ficou com óptimo aspecto.
    Mais um para experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar