quinta-feira, 31 de julho de 2014

Gallette de ervilhas

Estas semanas não têm sido dificeis. Não me lembro de andar tão cansada como agora.
Entre as doenças, que parece que compraram bilhete mensal, andar muito ocupada, pouco tempo sobra para pratos e travessas.
Sinto falta de cozinhar, preparar as coisas e fotografar. Muita falta! Talvez por isso me sinta assim, com uma falta de energia assutadora. faz-me falta aquilo que me move. Faz-me falta alguma tranquilidade que isto de viver com eles doentes faz com o coração esteja sempre desasossegado. Fazem-me falta mimos e sopas.
Faz-me falta a minha mãe...
Dentro em breve começam tempos mais suaves e aí, ninguém escapa aos meus cozinhados porque o que cozinhamos com amor sabe infinitamente melhor (ah, e fica aqui registado que o melhor arroz de ervilhas do mundo é o da minha metade da laranja!!!).
Respondendo ao desafio da Susana e da Iglo, mais uma vez, trago uma gallette de ervilhas tão, mas tão boa que é impossível só comer uma fatia. Quem resiste a ervilhas? São o legume mais bonito e perfeitinho do mundo.



Precisamos de:
*Massa:
- 2 cups + 1/2 de farinha
- sal
- 113g de margarina
- entre 1/4 a 1/2 de água bem fria


1. Trabalhar a massa até estar bem ligada.
2. Envolver em película e levar ao frigorífico por 1h.

*Recheio:
- 150g de ervilhas Primavera Iglo
- 100g de cogumelos portobello pequenos
- sal, pimenta e oregãos
- 1 cebola
- 1 col. chá de açúcar amarelo
- 1 col. chá de vinagre balsâmico
- um fio de azeite
- queijo manchego

1. Refogar os cogumelos, partidos em pedacinhos no azeite.
2. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar um pouco.
3. Adicione as ervilhas e deixe cozinhar um pouco.
4. Retire do lume e deixe que arrefeça.
5. À parte, leve a refogar a cebola, em azeite e deixe cozinhar, mexendo, até ficar dourada, sem queimar. A ideia é deixar caramelizar. Adicionar o açúcar, sal e pimenta e o vinagre e deixar reduzir um pouco.
6. Estender a massa da gallette e no centro colocar as ervilhas e os cogumelos, por cima a cebola caramelizada (convém escorrer para que não traga demasiada humidade para a massa da gallette), polvilhar com queijo manchego ralado na hora, fechar as bordas da massa (fazendo pregas na massa) de forma a que o centro fique aberto.
7. Pincele com gema de ovo batida e leve a cozer a 190º por cerca de 20m (deverá ficar dourada e estaladiça).
8. Servir com uma boa salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário