domingo, 27 de abril de 2014

Queques de queijo(s), cenoura e fiambre

Nós gostamos de fazer piqueniques! Gostamos mesmo mas, sem o stress de ter de fazer panados, rissóis, etc. Piqueniques simples com uma sandes de queijo fresco, alface e tomate ou uma salada fria de massa. Nada que envolva grande preparação. Tudo simples e prático, ao nosso jeito. Basta estarmos os 4, num sítio agradável e já se torna maravilhoso. Para quê complicar?
Ir com a "famelga" toda é outra história, é todo um stress e um cerimonial que tornam tudo mais difícil. Listas de coisas que não podem faltar como panados, presunto, tremoços, amendoins, etc. A bela da cerveja e a seven up e da próxima vez até podíamos trazer o grelhador...
Nada que se pareça com a nossa ideia de piquenique. É bom, a algazarra, todos a falarem ao mesmo tempo e ninguém percebe ninguém, os miúdos felizes porque escapam à sopa, as belas das batatas fritas de pacote que nunca faltam, mas não é fácil. Assim como se torna difícil a elaboração do menú, a escolha do sítio e a parafernália que temos de levar é uma coisa avassaladora. 
Por isso, para entrar no espírito dos piqueniques, trago-vos esta receita vapt-vaput de queques que são uma excelente alternativa aos fritos e têm tantas vantagens: fazem-se num instante, não implicam fritar, sujam pouco loiça e são bem mais saudáveis.



Precisamos de:
- 2 ovos (pequenos)
- 70ml de leite
- 50ml de óleo de linhaça Sovex
. sal, pimenta e tomilho fresco
- 1 col. chá de fermento
- 1 col. chá de alho em pó Suldouro
- 2 fatias de queijo de barra
- 2 fatias de fiambre
- 1 col. sopa de queijo feta
- 1 cenoura (pequena) ralada
- 140g de farinha sem fermento

1. Bater tudo: ovos. óleo, farinha, leite, fermento, sal, pimenta e tomilho.
2. Cortar os queijos e fiambre em pedacinhos, a cenoura, adicionar e misturar bem.
3. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20m.

3 comentários:

  1. Por cá, nos nossos piqueniques nunca faltam queques salgados. Ou uma bola de legumes. Por falar nisso, ainda não partilhei a receita da bola de legumes, tenho que remediar estar falha :D

    ResponderEliminar
  2. Muito faceis de fazer e devem ser uma delicia.
    Vou levar a receita.

    ResponderEliminar