quinta-feira, 17 de abril de 2014

Massa com tomate assado e molho de manteiga de amendoim

Tenho andado ausente. 
Quem me segue há alguns anos já se terá apercebido que, sempre que as coisas andam piores, fujo daqui. Sem má vontade, fujo daqui com medo que o mau humor seja contagioso e vos ponha também de mau humor. Sou assim mesmo, fico calada quando não ando bem o que, por si só constitui motivo de alarme. Raramente fico sem palavras, o silêncio é coisa que a mim não me assiste.
Mas entre a máquina de lavar roupa avariada, eu com a cara inchada e dorida, o marido doente pouco ânimo tem restado por estes lados. Para cumular a minha adorada mãe fez ontem 60 anos e não pude comemorar com ela e isso é coisa para me cortar o coração em mil pedacinhos. 
Portanto, tenho cozinhado, sem grande vontade, tirado fotos pouco inspiradoras e a vontade de escrever foi-se. Ainda parei alguns vezes em frente ao ecrã vazio e, vazio continuou. 
A minha mãe sempre me ensinou que temos de saber levar a vida, navegando nas águas agitadas com cuidado e esperança e aproveitar as épocas de acalmia estando sempre de sobreaviso para os dias mais agitados que possam vir por aí. Sempre que os dias são mais difíceis é nisso que penso, que há-de melhorar. Mas há outros em que se torna difícil e o sorriso dá lugar a um carrancudo. 
Portanto enquanto os dias mais esperançosos não chegam, resta-me fazer as coisas em modo "piloto automático" como esta massa!



Precisamos de:
*Massa:
- massa (usei esparguete integral)
- salsichas (usei de aves)
- brócolos
- milho
- 2 dentes de alho
- 1 col. chá de alcaparras
- tomate chucha
- sal, pimenta, tomilho
- um fio de azeite

1. Colocar o tomate, em rodelas finas, num tabuleiro forrado com papel vegetal, temperar com sal, pimenta, tomilho e um fio de azeite e levar a assar a 180º até estarem cozinhados. Reservar
2. Cozer a massa conforme instruções da embalagem, reserve um pouco da água da cozedura, escorra e reserve.
3. Cozer por 2m  os floretes dos brócolos, escorrer e mergulhar os mesmos em água fria.
4. Numa frigideira anti aderente, levar o azeite ao lume e saltear as salsichas às rodelas.
4. Picar muito bem os alhos e as alcaparras e adicionar às salsichas, deixando cozinhar.
5. Escorrer os brócolos e adicionar às salsichas assim como o milho.
6. Adicionar o molho às salsichas e a massa e misturar muito bem.
7. Servir com o tomate assado e o queijo.

*Molho:
- 1 col. sopa mal cheia de manteiga de amendoim (a minha favorita é a do LIDL)
- 1 col. sopa mal cheia de iogurte grego natural
- 2 col. sopa da água de cozer a massa
- sal, flocos de piripiri
- sumo de limão

1. Misturar tudo muito bem até ficar um molho cremoso.

4 comentários:

  1. Tudo vai melhorar, estou certa :) não podes é desanimar!

    ResponderEliminar
  2. É bom ter-te de volta.
    Sei que á vezes as coisas não correm bem mas temos que levar a vida da melhor maneira.
    A sugestão de hoje é bem ao meu gosto pois adoro massas e esta tem tudo para me agradar.
    Achei interessante o molho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. As vezes parece que remamos contra a maré mas cada viagem vai sempre dar a bom porto. Acredita...
    Vejo tanto conforto nessa massinha...
    Miss you.
    Bjs
    Rosario

    ResponderEliminar
  4. As vezes parece que remamos contra a maré, que os ventos são mais fortes que os nosso braços mas chegamos sempre a bom porto.
    A tua massinha... nham nham
    Beijinhos
    Rosario

    ResponderEliminar