quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Molho Barbecue

Não sou extremista, em nada nesta vida. Acho que já fui, extremista, rígida, tudo era a preto ou branco. Talvez com a idade, tenha aprendido que, não é bem assim. Mas, devo dizer que estou convicta que 99% das coisas são melhores se feitas em casa: os queques, a pizza, os pães, as quiches, as bolachas, o leite-creme...simplesmente porque fazemos e adaptamos ao nosso gosto.
Tenho sempre molho de tomate caseiro no frigorífico com manjericão, tomate seco, bem apurado. Faço e tenho no frigorífico para uma emergência. Gosto de pesto caseiro umas vezes com rúcula como manda o original, outras com coentros e cajús, espinafres e amêndoas. 
Gosto do açúcar aromatizado com baunilha e da essência de baunilha caseiros. Gosto de aromatizar o azeite ao meu gosto.
Desta vez, depois de ver uma receita de molho barbecue, julgo no blogue velocida cuchara mas, não posso precisar porque tirei apenas metade da receita e o resto fui improvisando por preguiça de procurar a receita na internet. Sim, eu confesso, em certas coisas sou um pouco (muito) preguiçosa! O que é certo é que, com improviso e reza de boa sorte pelo meio, ficou muito, muito bom e os pipocas adoram.
Deixo a receita na Bimby.




Precisamos de:
- 1/2 cebola
- 170g de ketchup
- 25g de açúcar
- 10ml de sumo de limão
- 1 col. de sopa de mapple syrup
- 1/2 col. chá de piripiri em pó
- 1/2 col. chá de paprika
- 1/2 col. chá de cebola em pó
- 1/2 col. chá de alho em pó
- 1 col. chá de tomilho 
- 1 col. chá de manjericão
- 1 col. chá de oregãos

1. Colocar a cebola no copo da Bimby e programar: vel. 7, 5 seg.
2. Adicionar o ketchup, o açúcar e o limão e programar 10 seg, vel. 7
3. Adicionar os restantes ingredientes e programar 10 seg., vel. 3 e depois 2m, vel. colher 37º.

Nota:
Conserva-se em frasco hermético e esterilizado, no frigorífico.
Usei as ervas aromáticas secas e não frescas.

5 comentários:

  1. também concordo tudo que é feito em casa pode não ter a melhor apresentação afinal não somos chefs mas que tem outro sabor e é realmente melhor isso é.
    O molho dá sempre muito jeito e não é nada complicado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já fiz um mas era diferente.
    Gostei muito do teu ,tanto pelos ingredientes como pela cor.
    Esta mais que perfeito
    bj

    ResponderEliminar
  3. Só pode tornar os nossos grelhados ainda mais deliciosos este molhinho...

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Que aspeto delicioso :-) Também sou assim. Tudo o que posso fazer cá em casa, faço!

    Vem ver o passatempo que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar