terça-feira, 27 de agosto de 2013

Queijada de cenoura e coco

Fomos a Fátima no fim de semana. Gosto muito de lá ir, de meditar um pouco sobre a minha vida e de pedir que a esperança ilumine o meu caminho e o dos meus. A frase que lá estava não me sai da cabeça "não tenhais medo". É uma frase poderosa nos tempos conturbados que vivemos. Dia para dia parece-me que isto da crise vai afetando todos: as pessoas são menos pacientes, exaltam-se muito depressa, as pessoas que reviram o lixo dos caixotes das redondezas, com tempo cronometrado em que sai um e chega logo outro, a mendicidade que cresce a olhos vistos. Mas pior que isso é a tristeza e o olhar de "desesperança" que vemos nos outros e talvez em nós também. É difícil não ter medo perante o desconhecido, perante o agravamento das condições de vida. 
Mas faz-me bem lá ir...Sinto-me em paz! 
Deixo-vos uma receita de queijadas de cenoura. Inspirei-me na querida e talentosa Dulce Caldeira e alterei um pouco a receita! 




Precisamos de:
- 230g de puré de cenoura (cozidas, escorridas e trituradas)
- 20g de coco ralado
- 100g de farinha tipo55
- 75g de açúcar
- 1 col. chá de fermento em pó
- 2 ovos
- 25ml de óleo
- vagem de baunilha
- noz-moscada moída na hora
- 1 queijo fresco meio-gordo Paiva

1. Bater os ovos com o açúcar (na B. ♥ vel. 4, 3m).
2. Adicionar o queijo fresco e bater mais um pouco (na B. ♥ vel. 4, 1m)
3. Adicionar o puré de cenoura, o coco, a farinha, as sementes da vagem de baunilha, o óleo, o coco ralado, a noz moscada moída na hora e o fermento e misturar bem (na B. ♥ vel. 6, 1m).
4. Colocar porções de massa nas forminhas de papel (uso a medida da colher do gelado para ser sempre semelhante), e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º por 20m.

10 comentários:

  1. Também me sinto em paz por lá amiga, parece que algo cá dentro mexe.

    Belas queijadinhas, devem ser uma delicia, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz queijadas e gosto tanto.
    Estas de cenouras e coco iam-me agradar,pois são dois ingredientes que adoro.
    Ficou linda.
    Boa terça-feira.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Raquelita... que bom ar... Agora ia uma com o café :-)

    Ainda o ano passado lá estive. Pura paz :-)

    Beijinhos
    Ana
    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro queijadas e gostei muito dessa combinação com a cenoura e o côco!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Babei com essa queijadinha. Cenoura e côco parece-me muito bem! ;)

    ResponderEliminar
  6. que bom aspeto. passa no meu cantinho e participa no desafio! Simples!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. É realmente uma frase muito bem escolhida para os tempos que atravessamos :)

    ResponderEliminar
  8. De vez em quando também me meto a caminho de lá e venho outra sem dúvida pois ali respiramos paz e refrescamos a alma

    levo uma queijadinha, posso?

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Olá..............
    Estrondoso :)............... Espectacular :D..............
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Ai que bela delicia esta!!!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar