quarta-feira, 31 de julho de 2013

sushi à portuguesa

A Flor de Sal lançou o repto e eu não poderia ficar indiferente, aproveitei para fazer este sushi com arroz Oriente para sushi  (que ainda não havia experimentado) e para usar os belíssimos filetes de cavala que a Conservas Pinhas & Cª Lda tiveram a gentileza de me enviar. E, mesmo se o conceito vos parece "manhoso" ficou engraçada a combinação e os miúdos comeram este sushi (e outros que fiz também) com muito gosto. E vocês? Já participaram no desafio da Flor? O desafio é por votos e se gostarem da minha receita, vão por favor lá votar e se não, façam vocês também. Há  muito que tinha decidido não participar em concursos por gosto mas realmente não poderia deixar de participar neste da Flor.
Já vos convenci a experimentarem o sushi à portuguesa?



Precisamos de:
- 2 medidas de arroz para sushi (usei Oriente Rice)
- o dobro da água
- 4 col. sopa de vinagre de arroz
- 1 pacote de açúcar
- 1 col. sopa de sal fino
- alga nori
- pepino
- cenoura
- filetes de cavala (usei da Conservas Pinhais & Cª Lda)
- batata frita Saloinha
- molhos a gosto

1. Cozer o arroz conforme as instruções do pacote.
2. Coar e deixar arrefecer.
3. Leve ao lume a mistura do vinagre de arroz, açúcar e sal e verta por cima do arroz, mexendo com um garfo para ficar bem misturado.
4. Corte cenoura e pepino em tiras finas e homogéneas.
5. Coloque a alga nori por cima da esteira, espalhe bem o arroz, o filete de cavala numa ponta, no meio a cenoura e o pepino e quase ena ponta as batatas fritas. Enrole com a ajuda da esteira, prensando bem e coloque um pouco de água (pincelada) na ponta da alga para que "cole".
6. Sirva com molhos a gosto (eu usei de soja e cebolinho, agridoce e chutney de manga -que os miúdos adoram).

11 comentários:

  1. Ficou espectacular e eu tentada a experimentar um dia destes!

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está um sushi ao meu gosto (perdoem-me os apreciadores, mas eu não gosto do "verdadeiro"...)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tão original!

    Gostei muito...*

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    ADOREI o conceito. SUSHI adaptada aos portugueses ... acho que os japoneses também iriam gostar.
    Para votar nesta receita é só seguir este link e fazer "LIKE"

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=451588841615491&set=a.447708918670150.1073741828.296159030491807&type=3&theater

    ResponderEliminar
  5. EU adoro , muito original e deve ser mesmo uma delicia.
    Podes contar com o meu gosto.
    Boa sorte
    bj

    ResponderEliminar
  6. Está fantástico e se o prémio fosse originalidade estava ganho!!!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Olá....
    Divinal ;)............. Deliciosa :D.............. Espectacular :)...........
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. hummmmm que aspecto maravilhoso!! ;)

    Adorei

    http://dicasedoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar