sábado, 20 de julho de 2013

Mousse de chocolate e tofú

Ontem foi um dia muito especial, o meu pipoquinha mr. Gabe fez 6 anos e, como quase sempre, estava muito feliz. É mesmo um menino feliz!
Quem me conhece, quem conhece os meus pipocas e até quem lê o blogue sabe que o meu pipoquinha mais pequenino tem diversas limitações alimentares e, fazer uma festa para ele com coisas (especialmente doces) que ele possa comer, é coisinha para me dar um nó na cabeça e me fazer começar a planear muito tempo atrás. Ando sempre em busca de receitas vegan, alternativas para lhe fazer. Encontrei aqui uma mousse de chocolate que não poderia deixar de fazer e ele, lambeu a espátula com uma satisfação...:D
Alterei a receita à minha maneira (até estranhariam se não o fizessem) mas queria agradecer ao blogue acima referido a partilha, fizeram um pipoca muito feliz.
O melhor de se fazer parte da blogosfera é a quantidade de coisas que vamos aprendendo com os outros e eu tenho aprendido muito, mesmo.




Precisamos de:
*para 16 frasquinhos mini-mini
- 200g de chocolate (usei este)
- 500g de tofú mole
- 60g de cacau (de boa qualidade, usei Valor)
- 150g de açúcar amarelo
- 210ml de leite de amêndoa


1. Levei ao lume em banho maria o chocolate, partido em pedaços, o cacau, o leite e deixei derreter até o chocolate ficar sem pedaços, mexendo com a vara de arames.
2. Acrescentei o açúcar e deixei derreter mexendo sempre.
3. Retirei do lume, adicionei o tofú  bem escorrido (esmigalhei-o bem com as mãos) e triturei com a varinha mágica até ficar cremoso, homogéneo e sem grumos.
4. Levar ao frigorífico por 1h pelo menos para refrigerar e deixar a sua cria lamber a espátula.

7 comentários:

  1. Fico muito feliz que o teu Mr. Gabe tenha gostado :) Esta versão também me parece muito bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ohhhh que bom que ele se lambeu todo!!! Agora podes lhe fazer essa gulodiçe sempre que ele te pedir!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Hmmmm, que bela musse!!! Deve ficar mesmo uma delícia!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Gabe este ano já vai entrar para a escolhinha não é :)

    Bem numa coisa tens razão, neste mundo da blogoesfera aprendemos mesmo muito, torna-se enriquecedor.

    Uma mousse, boa para quem tem restrições alimentares :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais parabéns ao mr. Gabe pelos 6 aninhos :) é uma idade tão gira!!!
    Todos os dias aprendemos um pouco mais neste mundo tão vasto! Dou-te valor por seres a mãe que és, por pensares em tudo o que possa fazer um pouco mais o teu benjamim mais feliz e tentares que ele possa comer o mesmo que os outros mas de forma alternativa para que não o prejudique!!!
    Desses copinhos há algum para mim????

    beijinhos e até breve!!!!

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns ao Gabe! Que bom que ele adorou. É uma excelente alternativa e deve ser deliciosa

    Bjs

    ResponderEliminar