quarta-feira, 3 de julho de 2013

Gaspacho à Andaluz

Ultimamente tem-me acontecido algumas coisas boas no meio de um ano bem difícil. Tenho ganho alguns prémios em passatempos culinários, tenho feito muitas receitas novas, conhecido gente muito boa através da internet e pela culinária e ainda, uma Bimby, com uma receita minha, saída da minha imaginação. Deu direito a entrevista e fotos para a revista, uma experiência única. Realmente não me posso queixar, a nível da culinária depois de ver uma receita minha na Teleculinária, no livro A Mesa dos Portugueses e agora na revista Bimby, isto tem sido uma montanha russa de emoções. E, ao invés de me fazer parar de cozinhar, cada vez tenho mais vontade de saber, de fazer, de criar. Quem diria que alguém que há 13 anos atrás nem sabia estrelar um ovo poderia chegar aqui? 
Isto não seria possível sem os comentários incentivadores de quem lê o blogue, comenta as fotos no facebook, etc. E desde já agradeço, do fundo do ♥ porque sem vocês nada disto seria possível, há muito que teria desistido!
Hoje deixo-vos uma receita de gaspacho, aprendida com o magnífico chef Luís Francisco, e modificada à minha maneira, a ideia do crocante de presunto vem da minha amiga Elsa que acredita sempre em mim e me incentiva a ser mais e melhor. 
Uma receita super fresca, ideal para estes dias.



Precisamos de:
*Gaspacho:
- 350g de tomate sem pele nem sementes
- 130g de cebola
- 40g de pepinos sem sementes
- 2 dentes de alho
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 115g de pimento verde
- vinagre de sidra q.b.
- água gelada q.b.
- oregãos

1. Colocar tomate, pimento, cebola, alhos, pepino, sal e azeite e triturar (na B.♥  vel. 5-7-9 30 seg.).
2. Colocar no puré o vinagre e mexer bem (na B.♥  vel. 6, alguns segundos)
3. Colocar tudo numa taça, adicionar água gelada q.b. e mexer muito bem.
4. Colocar no gaspacho um fio de azeite e oregãos.
5. Guardar no frigorífico até servir.

*Acompanhamento:
- 3 fatias de presunto
- queijo gourmet chiili paprika Paiva
- croutouns
- pepino em pedaços

1. Colocar o presunto entre duas folhas de papel absorvente e levar ao microondas por 3m.
2. Cortar queijo em pedacinhos.
3. Com os dedos partir o presunto crocante em pedacinhos.
4. Servir os gaspachos com os croutouns, o pepino, o queijo e o crocante de presunto.


6 comentários:

  1. Isto tem um aspecto sublime!

    5*

    Beijos

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns por todas as metas atingidas :)
    E muito obrigada pelas tuas sugestões deliciosas!

    ResponderEliminar
  3. hum que aspecto fantástico ficou deliciosa e uma sopa destas sabem tão bem nos dias quentes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma aspeto bem delicioso.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha! Mesmo apropriado para estes dias quentes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar