domingo, 18 de setembro de 2011

cookies de aveia e chocolate preto

Já há mais de um ano que levo lanche para o meu emprego: brioche, pão com pepitas de chocolate, bolachinhas, iogurtes caseiros, pacotinhos de leite, fruta aos pedacinhos. Agora, mesmo que não fosse por opção minha, teria de levar na mesma pois, ficamos temporariamente (acho eu), sem bar. Ao domingo é dia de meter mãos ao trabalho (Sou péssima em ditados, invariavelmente, confundo-os todos) e, é frequente, ver-me a preparar hamburguers (para mandar para o almoço dos miúdos) de carne ou peixe, pães com pepitas de chocolate, bolachinhas, bolos de alfarroba e verificar na minha infindável lista de tarefas a fazer, o que ainda não foi feito!
Estas bolachinhas serão o lanche desta semana, meu, do J. e do A.

Precisamos de:
- 1 chávena de flocos de aveia triturados (vel. 7, 5seg)
- 120g de chocolate preto em tablete ( vel 9, 6 seg de forma a que fique com pedaços)
- 1 chávena + 1/2 de farinha de trigo T55
- 1 colher de chá (mal medida) de bicabornato de sódio
- 1 colher de chá (mal medida) de fermento em pó
- uma pitada de sal
- 1 colher de chá de aroma de baunilha
- 1 chávena de açúcar branco triturado (vel. 8, 7 seg)
- 1 ovo
- 1/2 chávena de margarina
- 1/2 chávena de leite



Bater a margarina um pouco (37º, vel 4, 1.30m).
Adicione o ovo e o aroma de baunilha e bata mais um pouco (vel. 4, 1.30m).
Numa taça junte os ingredientes secos: açúcar em pó, o chocolate, farinha, fermento, bicabornato, sal.
Acrescente os ingredientes secos ao ovo e à manteiga batendo sempre, numa velocidade baixa.
Acrescente o leite e envolva bem (espiga, 2m).
Forre um tabuleiro com papel vegetal, molde bolinhas, achate-as com a palma da mão e leve a cozer por cerca de 13m a 180ºC.
Deixe arrefecer em cima de uma grelha.

1 comentário: