sexta-feira, 8 de julho de 2011

frango à brás sem ovo

Nada se desperdiça nesta casa há muito tempo mas, em tempo de apertarmos o cinto menos ainda nos podemos dar ao luxo de desperdiçarmos o que quer que seja. Para que isso não nos acontece e para não re-aquecermos a mesma comida, para não torcermos o nariz, porque não a partir dos restos elaborar uma nova refeição que seja atraente aos nossos olhos?
Restos de carne estufada podem acabar num delicioso empadão, restos de frango assado podem ser incluídos numa tortilha ou transformar-se em frango à brás.
E os restos dos legumes cozidos? Podemos fazer "roupa velha", usar em quiches, tartes de frigideira ou simplesmente saltear.
O arroz branco enfadonho que sobrou pode facilmente transformar-se numa salada de arroz frio se lhe adicionarmos atum, milho, tomate em cubinhos, ovo cozido e maionese. Se lhe sobraram mais do que um tipo de arroz porque não saltear em alho, azeite e vinagre balsâmico?
Sobrou salmão grelhado? Porque não desfiar o mesmo e adicioná-lo a uma salada colorida? Ou então fazer pataniscas de salmão com os restos do salmão grelhado?
E a massa cozida simples que fez a mais? Porque não alourar alho e cubinhos de bacon e colocar lá a massa? Ou juntar-lhe carne à bolonhesa, béchamel e levar a gratinar?
As batatas cozidas que sobraram não se deitam fora, servem para adicionar à sopa.
O pão duro pode facilmente transformar-se em croutons caseiros com oregãos ou numas belas migas. Ou num pudim de pão e chocolate que faz uma bela sobremesa.
As bolachas Maria que estão a ficar um pouco mole podem dar origem a iogurtes de bolachas ou mousse.
Para tudo há uma solução, basta não optarmos pela solução mais fácil que é deitar no lixo!
Da última vez que fiz frango assado, sobrou quase metade do frango, deixei arrefecer, retirei a pele e desfiz no dia seguinte foi transformado num frango à brás sem ovo e estava delicioso.

Precisamos de:
- restos de frango cozido ou assado desfiados
- 1/2 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 chouriça de colorau cortada em tirinhas
- 1 fio de azeite
- batata frite bem fininha (não usei batata palha, tentei cortar a batata o mais fino possível e coloquei em papel absorvente)
- colorau
- sal e pimento a gosto
- coentros


Refogar a cebola e o alho no azeite sem deixar queimar.
Acrescentar a chouriça em tirinhas bem pequeninos e mexer.
Adicionar o frango e deixar cozinhar em lume brando, mexendo ocasionalmente, por 5m.
Temperar a gosto.
Acrescentar as batatas, o colorau e envolver tudo muito bem.
Colocar os coentros picadinhos e retificar os temperos, deixar cozinhar mais um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário