segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

carne picada com cevada e legumes

Há certos alimentos que me suscitam um interesse incrível: pela sua diversidade, pela sua textura, pelo cheiro, formato, cor. E fazem-me desejar criar uma receita para os experimentar mas, nunca experimento esses mesmo alimentos antes de eu mesma os cozinhar. É arriscado, posso não acertar com a receita e deixo de quer comer esse mesmo ingrediente. Mas, pode resultar muito bem e então tem aqui um fã para toda a vida. Entrar em lojas diferentes (Celeiro, El Corte Inglês - comida internacional ou espaço gourmet, Casa Chinesa) é o delírio total, o equivalente  a comprar uma peça de roupa nova (com esta minha teoria a minha mãe ficou a crer que sou totalmente chanfrada). E quando venho de lá com novos ingredientes apetece-me dar pulinhos de excitação e mal consigo esperar por ir para a cozinha. 
Numa dessas minhas visitas à casa Chinesa, passei um bom tempo a reparar em cada rótulo, cada ingrediente e vim de lá com: espelta em grão, cevada em grão. E só não comprei mais nada porque o maridinho estava lá e eu tentei conter-me.
Numa das visitas da S. resolvi experimentar a cevada e fiz cevada para o jantar. Ficou muito bom, aprovadíssimo por ela, pelo maridinho e pelos meninos.


Precisamos de:
- grão em cevada (que deve ser cozido tal como é indicado na embalagem)
- 500 g carne picada
- 2 colheres de sopa de  tomate
- 1 colher de sopa de molho de soja
- 1/2 cebola + 2 dentes de alho picadinhos
- sal, pimenta preta, cominhos
- legumes: courgete, beringela, pimento vermelho, cogumelos portobello: tudo partido em cubinhos
- 1 fio de azeite

No wok levar ao lume (brando) a cebola e os alhos a refogar no azeite, a carne e deixe cozinhar até mudar de cor.
Acrescente os legumes, o sal, os cominhos, a pimenta e envolva bem.
Acrescente a polpa de tomate + molho de soja e envolva muito bem.
Deixe cozinhar e quando a carne estiver quase cozida, acrescente a cevada e envolva muito bem. Deixe cozinhar mais um pouco.

1 comentário:

  1. Para mim a melhor maneira de comer carne picada, é uma DELICIA, aconselho a experimentarem.

    ResponderEliminar