quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

quadradinhos de noz com cobertura de chocolate

aqui fica a última receita do ano de 2010. Infelizmente nestes dias é difícil coordenar tudo, o tempo não me chega e isso reflecte-se no blog. Alguma coisa tem de ceder e acaba por ser mais fácil não vir cá do que abdicar de outras coisas que me fazem tanta falta no resto do ano.
Foi um ano muito bom! Apesar das maleitas dos miúdos, de ainda hoje um estar cheio de tosse e com febre apesar de ainda ontem termos ido a uma consulta. A minha mãe também está doente e a minha casa encontra-se em estado de sítio. Ora são as encomendas, o facto de sermos mais cá em casa nestes dias e também o facto de não ser eu a comandar os dias, as refeições... Ainda assim, e apesar do estado caótico destes últimos dias, foi um ano muito bom: a nível profissional, pessoal. Os miúdos vão crescendo a olhos vistos e enchem-nos de orgulho, nós vamos caminhando juntos, sempre de mãos dadas. E é isso que eu desejo para o novo ano: trabalho, saúde, amor, amizade, companheirismo e alguns trocos no bolso, muitos cozinhados, um curso de cozinha e pastelaria e acima de tudo chegar sempre ao fim do dia sabendo que dei o meu melhor!
Falta-me dizer que recebi uma prenda de Natal que me comoveu até aos ossos pela doçura com que a planearam, por me lembrar que ainda há gente que nos surpreende, emociona, comove e cativa. Tinha 3 embrulhos brancos com fitas de ráfia: amêndoa, nozes peladas, um saco maior com nozes, amêndoas e avelãs, uma tablete enorme de chocolate de culinária para eu dar asas à minha imaginação, um creme para as mãos, doce de abóbora. Mas se vissem a doçura com que foi embrulhado, o pormenor do azevinho no embrulho... Obrigada C. pelo carinho e pelo teu sorriso, gosto muito de te ver sorrir, tens um coração do tamanho do Mundo!
Bem, vamos à receita que isto não é um diário:)
Inspirado em vários sítios da net, especialmente no que toca à decoração do bolo que é o que eu mais gosto de espreitar (ex: baunilha & caramelo)

Precisamos de:
- 120g manteiga 
- 150g de açúcar amarelo
- 3 ovos
- 85g de nozes
- 180g farinha
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de sopa de café (usei nespresso - Roma)
- 2 colheres de sopa de água quente


Cobertura:
- 1/2 pacote de natas
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó
- 30g de chocolate
- 1 colher de chá de café em pó

Preparação :
Pre-aquecer o forno a 180º. Untar um tabuleiro rectangular com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal untado.    .
Picar as nozes grosseiramente.
Peneirar a farinha e o fermento.
Dissolver o café em pó na água quente e deixar arrefecer.
Bater com a batedeira, a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado (3 a 5 minutos). Adicionar os ovos um a um, batendo muito bem . Misturar aos poucos a farinha e o fermento e continuar a bater até ficar tudo bem misturado.
Adicionar à massa as nozes e o café e misturar até ficar homogéneo.
Colocar a massa na forma e levar ao forno até estar cozido.
Desenformar o bolo  e com cuidado retirar o papel vegetal. Deixar arrefecer .

Cobertura:
Num tacho juntar todos os ingredientes para a cobertura e levar a lume brando, mexendo sempre. Deixar o chocolate derreter completamente e o creme engrossar.
Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
Cortar o bolo em pequenos quadrados. Com cuidado mergulhar os pedaços de bolo na cobertura, de forma que apenas o topo fique coberto com chocolate. Decorar cada quadrado com uma metade de noz.

FELIZ 2011
SEJAM FELIZES

1 comentário: