quinta-feira, 14 de outubro de 2010

omelete de fiambre e legumes

Nem sempre temos de comer carne, ou peixe. E nós, Portugueses, temos o hábito de ter obrigatoriamente a presença da carne ou do peixe, em lugar privilegiado e a verdade é que não necessitamos todos os dias de ingerir toda essa proteínas É bom fazermos uma vez por semana uma refeição vegetariana, comermos atum, uma sopa leve ao jantar e uma taça de frutas. Os ovos também podem ser utilizados se o fizermos de forma regrada. 
Eu e o J. embarcamos numa viagem pela busca de uma alimentação mais equilibrada, deixando os excessos para os dias especiais, voltamos a ingerir muito mais sopa, continuamos a comer imensos legumes, eu tenho-me esforçado por comer mais fruta, cereais diferentes do habitual, etc.
Eu já perdi 6kg, o J. mais ainda e o colestrol de ambos está num nível muito bom e portanto, e porque há muito que não comíamos ovos, celebramos com uma omelete. 
É uma omelete como tantas as outras mas aqui fica a descrição de como esta foi feita, esta receita é como todas, adaptável.

Precisamos de:
- 5 ovos
- 4 cogumelos frescos
- 1 fatia de fiambre
- 3 espargos frescos
- meio cebola
- 2 dentes de alho
- 1 fio de azeite
- sal, pimenta e noz moscada

Levar a refogar no azeite a cebola e os alhos.
Laminar os cogumelos, cortar os espargos em rodelas e deixar cozinhar um pouco em lume brando.
Bater os ovos com o sal, a pimenta e a noz-moscada, adicionar os ovos aos legumes,, o fiambre esfarrapado, deixar cozinhar e enrolar a omelete.

2 comentários:

  1. adoro ovos! omeletes, fritadas, tortilhas, o que seja!! Faço algumas vezes para o jantar, com uma boa salada de folhas verdes!!

    beijinhos

    ResponderEliminar