segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

31º aniversário e um bolo







pois é, ontem fiz 31 aninhos...:)
E apesar da minha metade da laranja estar doente e eu estar mais para lá do que outra coisa, não podia haver aniversário sem bolo!
E saiu um bolo muito bom por sinal...
Espero que continue a acreditar na bondade das pessoas, a gostar mais de dar do que receber e a acreditar em anjos (recebi dois), só me falta mesmo ter a minha mammy mais pertinho de mim...Que venham mais 31 com os meus adorados filhos, os meus amigos (poucos mas bons) e a minha metade da laranja que eu tanto adoro

Precisamos de:

Bolo:
- 200g de açúcar
- 270g de farinha
- 6 ovos
- 150 + 50g de margarina
- 100g de chocolatate culinária
- 1 colher generosa de chá com fermento em pó
- 3 colheres de sopa de leite

Bater as gemas com 150g de margarina (derretida) até obter um creme.
Adicionar o açúcar e bater muito bem até ficar uma mistura homogénea.
Derreter no microondas o chocolate com as 50g de margarina e o leite. Mexer.
Acrescentar à mistura das gemas e bater bem.
Bater as claras em castelo com umas pedrinhas de sal.
Envolver as claras na mistura das gemas.
Envolver a farinha com o fermento muito bem.
Cozer o bolo numa forma untada e polvilhada a 180ºC durante cerca de 25m, deixar arrefecer e cortar a meio.

Creme:
- 3 gemas
- 150g de açúcar
- 3 colheres de sopa de maizena
- raspa de limão
- 1/2 l de leite

Colocar ao lume o leite com a farinha maizena, mexendo bem.
Acrescenta-se o açúcar e continuamos a mexer.
Quando engrossar e fora do lume, adicionar as gemas uma a uma, mexendo muito bem com a vara de arames.
Rechear o bolo com este creme, colocar a outra metade do bolo e cobrir com ele todo o bolo.
Polvilhei com coco ralado e chocolate ralado e decorei com amendoins de chocolate.

1 comentário:

  1. Saboroso, delicioso, maravilhoso :) e com um aspecto divinal :)

    beijocas grandes***

    ResponderEliminar