quinta-feira, 22 de outubro de 2009

panquecas


podem-se rir à vontade, as minhas panquecas ficaram com ar de tudo menos de panquecas...


Devia juntar à minha lista de presentes para o Pai Natal, um conjunto de frigideiras anti-aderentes... As minhas já há muito que o deixaram de ser!


Bem, são mesmo deliciosas, umas comi com doce de framboesa (que fiz para o dia roxo e que ficou divinal!) e outras com chocolate. E o meu estômago e a minha gula, não se importaram nada que, as panquecas tenham saído em tal mau estado da frigideira:)

A vantagem é que tenho o mix das panquecas guardado no frasco à espera de novas frigideiras!

A receita será copiada ipsis verbis como encontrei no fantástico blog da colher-de pau e mais uma vez é uma receita da Nigella.

Para que não conhece o blog da colher-de-pau (que apareceu hoje no jornal "i") aconselho a visitarem pois, apesar de nunca ter sequer lá deixado um comentário, visito-o regularmente e fico sempre com vontade de voltar!

Ingredientes para o Mix de Panquecas:
600gr de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de bicabornato de sódio
1 colher de chá de sal
40gr de açúcar baunilhado

Preparação:Misture todos os ingredientes e guarde num frasco bem fechado.

Ingredientes para cerca de 15 panquecas pequenas:
150gr de Mix de panquecas
1 ovo250ml de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida

Preparação:
Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa.Aqueça uma frigideira anti-aderente (sem óleo) e deite 2 colheres de sopa de massa para formar cada panqueca (na minha frigideira fiz 3 panquecas de cerca de 8 cm de cada vez). Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas vire-as e deixe cozinhar mais um minutos.Sirva as panquecas ainda quentes com mel, ou com a compota da sua preferência.


2 comentários: